Representando os municípios cearenses, a Aprece aderiu ao Pacto Nacional pela Consciência Vacinal, em solenidade realizada, na manhã desta quinta-feira (10), na sede do Ministério Público do Ceará. A assinatura foi oficializada pelo presidente da entidade, Júnior Castro, prefeito de Chorozinho. O evento contou com a participação do governador Elmano Freitas e de outras autoridades e representantes dos diversos parceiros da iniciativa.
Além da Aprece, assinaram o Pacto: o Governo do Estado do Ceará, a Prefeitura Municipal de Fortaleza, o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, o Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região, a Procuradoria da República no Ceará, o Ministério Público do Trabalho no Ceará, a Defensoria Pública do Estado do Ceará, a Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Ceará, a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, a Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza, a Associação Nacional do Ministério Público de Defesa da Saúde (AMPASA), o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems), Conselhos de Saúde, Conselhos de Classe, o Ceará Sporting Club, o Fortaleza Esporte Clube, o Ferroviário Atlético Clube, entre outros.
Proposta pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), a pactuação objetiva fortalecer parcerias com a sociedade civil e demais órgãos públicos para aumentar a cobertura vacinal em todo o Brasil. A ideia é promover a conscientização acerca da importância sanitária da cobertura vacinal completa, da segurança e da eficácia das vacinas para evitar o retorno de doenças preveníveis já controladas ou erradicadas no País.
Em sua fala, o presidente da Aprece destacou que os municípios certamente estarão comprometidos com o que o Pacto preconiza, de modo que o Ceará volte a ter indicadores de destaque no que se refere à imunização da população para várias doenças. “Nossas gestões municipais estão acostumadas a enfrentar dificuldades e desafios. Certamente irão contribuir para colocar nossos municípios no rumo certo, conscientizando a população sobe a importância da vacina”, afirmou Júnior Castro.
Sobre a iniciativa
Lançado em 30 de novembro de 2022, o Pacto Nacional pela Consciência Vacinal surgiu da preocupação da Comissão da Saúde do CNMP com os baixos índices da cobertura vacinal no Brasil nos últimos anos e tem como objetivo incentivar uma atuação coordenada e nacional entre o Ministério Público brasileiro e órgãos e entidades envolvidos com a saúde pública. Com isso, busca-se chegar a uma consciência vacinal, retomando assim índices seguros e homogêneos de cobertura vacinal em todo o país.
Com fotos cedidas pelo MPCE
Comentários
Postar um comentário