Osvaldo Junior, filho do ex vice prefeito de Chorozinho, Osvaldo Bezerra (Vaval), e também um dos dirigentes da FM RIO CHORÓ, que deu nome a Copa Rio, fez um relato das lembranças de seu pai, o idealizador da competição. Leia a seguir:
Hoje após o tradicional almoço de Domingo, em conversa com o meu pai, entramos no assunto "futebol" e à partir daí eu pude me deliciar com uma verdadeira aula de história sobre o futebol Chorozinhense, mais precisamente sobre a inesquecível COPA RIO CHORÓ.
Nesta conversa, pude tomar conhecimento de fatos interessantíssimos daquela época, um deles foi a exclusão do tradicionalíssimo time do Carcará devido a uma confusão generalizada. Estava previsto no regulamento da competição a exclusão do time que porventura provocasse confusão em que houvesse agressão física de modo que dependendo de como o árbitro registrasse na súmula o fato seria julgado pelos cartolas.
Pois bem, em uma quarta feira dessas qualquer do ano de 1998 após o final de semana em que ocorreu a partida do CARCARÁ (EDIT A PARTIDA FOI JUNSTAMENTE CONTRA O CHOROZINHO, daí nota-se a razão da confusão, dada a extrema rivalidade entre as equipes), as provas foram julgadas e o caso foi decidido, ali estava eliminado um dos maiores times da história do nosso futebol por descumprir o regulamento em decorrência de violência da sua torcida contra o árbitro.
Este fato gerou a sensação nos desportistas da época que o time do Chorozinho, campeão da COPA RIO de 1997, iria vencer novamente a competição sem dificuldades com o seu maior rival fora do caminho, só que diferente disto, o Chorozinho também ficou para trás e os 2 melhores times da competição, disputando a final pelo título de campeão da COPA RIO DE 1998 foram, ASA BRANCA x CAMPESTRE, tendo como campeão o time da localidade de Campestre. (Edit: APÓS INFORMAÇÕES APURADAS POR PESSOAS QUE VIVERAM ESSE MÁGICO MOMENTO FOI CONSTATADO QUE O VENCEDOR DA COMPETIÇÃO EM 1998 FOI O TIME DO ASA BRANCA DO NOSSO SAUDOSO SR. ZUINGA).
Da forma como foi relatado, era notável a organização dessa competição que foi realizada de forma independente por pessoas que de fato amavam o futebol, se entregavam para entregar uma competição de altíssima qualidade e por isso estão e sempre estarão marcados na história da nossa terrinha. Será que um dia teremos uma nova edição da gloriosa COPA RIO CHORÓ ?
Comentários
Postar um comentário